
No dia 17 de novembro de 2025 acontecerá o I Simpósio de Floresta e Clima, em paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), no auditório do Ideflor-Bio. A iniciativa está sendo organizada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) e com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). É uma articulação conjunta dos professores Gracialda Ferreira e Gabriel Resque com o grupo de extensão Ações de Resgate e Reconexão Ambiental (Arara), vinculado ao Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca), coordenado pela Professora Nathália Nascimento.
O evento tem como objetivo aprofundar o debate sobre a relação entre florestas e as mudanças climáticas, destacando a importância da justiça socioambiental, saberes plurais e da participação da juventude. A programação gratuita inclui duas palestras magna, sendo uma sobre climatologia e outra sobre biodiversidade e ecologia, uma mesa redonda sobre políticas públicas, restauração e conservação e outra mesa redonda com foco em falas para juventude abordando os temas de conservação e povos originários, produção de alimentos, justiça climática e comunicação e ativismo.
Ao longo do evento e com a colaboração dos participantes será redigido um manifesto coletivo que será distribuído pelos alunos à sociedade civil durante a semana da COP 30. Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como Marielos Peña Claro, membro do Comitê Diretor de Ciência do Painel Científico para Amazônia SPA, Daniele Celentano, Analista Sênior de Restauração Ecológica no Instituto Socioambiental e membro do Painel Científico para a Amazônia, e Neide Suruí, ativista reconhecida internacionalmente e cofundadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.
O evento também incluirá apresentação de posters e as propostas e reflexões do dia serão compiladas para a escrita de uma carta aberta à comunidade. As inscrições serão realizadas pela plataforma Doity (https://doity.com.br/i-simpsio-de-floresta-e-clima) e os participantes receberão certificados.
A programação completa e outras novidades podem ser acompanhadas pelo Instagram do grupo, @arara.oca. O Arara é o grupo de extensão Ações de Reconexão e Resgate Ambiental, vinculado ao Laboratório de Educação e Política Pública da ESALQ/USP, orientado pela professora Dra. Nathália Nascimento.
Para mais informações entre em contato com
Fonte: Grupo Arara - Grupo de extensão Ações de Reconexão e Resgate Ambiental, vinculado ao Laboratório de Educação e Política Pública da ESALQ/USP.