Espaços da COP 30
- Zona Azul e Zona Verde
A COP 30 será dividido em duas áreas: a Zona Azul (Blue Zone), para delegações oficiais, e a Zona Verde (Green Zone), aberta ao público e voltada ao diálogo entre sociedade civil, setor privado e governos sobre soluções sustentáveis.
Diferente da Blue Zone, a Green será aberta ao público de todas as idades e não será necessário fazer credenciamento para acessar o espaço, nem para o público, nem para a imprensa.
As Zonas acontecerão no Parque da Cidade, localizado na Rua Senador Lemos, Bairro Souza, Belém/PA.
Fonte: https://cop30.br/pt-br
- Free Zone
A Freezone Cultural Action é um espaço público de encontro, cultura, ciência e participação social, que acontece em Belém durante a COP30. É uma iniciativa do Instituto Cultural Artô para aproximar agendas globais e locais, traduzir o debate climático e ampliar as vozes que decidem o futuro da Amazônia.
A Freezone será realizada na Praça da Bandeira, em Belém do Pará, ao longo da COP30, entre 9 e 21 de novembro de 2025. A programação acontece em diálogo direto com a cidade e será divulgada em etapas nas redes oficiais.
Todas as atividades da Freezone são gratuitas, por princípio, de acesso totalmente gratuito ao público. Em alguns casos, pode ser necessário inscrição simples para garantir lugar em fóruns ou oficinas.
Fonte: https://freezoneculturalaction.com/
- AgriZone
A AgriZone é uma grande vitrine de tecnologias, ciência e cooperação internacional voltada à agricultura sustentável e ao combate à fome em um contexto de mudança do clima. O espaço estará aberto ao público de 10 a 21 de novembro das 10h às 18h, com acesso gratuito mediante inscrição.
Localizado a menos de 2 km da Blue Zone, ambiente de negociação da COP30, em Belém (PA), o espaço vai abrigar aproximadamente 400 eventos, resultado de uma consulta pública, vitrines virtuais de soluções sustentáveis, experiências gastronômicas e culturais, imersão na floresta amazônica e vitrines vivas com tecnologias de baixo carbono e que tornam a agricultura mais resiliente à mudança do clima.
Fonte: https://www.embrapa.br/cop30/agrizone
- En-Zone
A En-Zone, que ficará sediada na Praça Dorothy Stang, em Belém, será um espaço inovador liderado pelo Sebrae, criado especialmente para a COP30, com foco em conectar empreendedores da Amazônia a oportunidades globais de negócios sustentáveis.
Fonte: https://pa.agenciasebrae.com.br/economia-e-politica/com-foco-em-acoes-estrategicas-para-a-cop-30-belem-recebe-reuniao-da-abase-norte/
- Casa Brasil
A Casa Brasil nasce como um espaço de diálogo e colaboração que conecta líderes públicos e privados comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono. Um ambiente vivo, que conecta governo, empresas, sociedade civil e cultura em torno de uma mesma missão: mostrar ao mundo o papel do Brasil na construção de um futuro sustentável, inclusivo e inovador. Mais do que uma instalação, a Casa Brasil é um ecossistema de ideias e experiências.
Com mais de 2.500 m² de área construída, o espaço foi projetado para traduzir a potência do país em arquitetura, tecnologia, arte e conteúdo. Seu design combina estética futurista com elementos amazônicos e uma proposta de neutralidade ambiental — cada estrutura, material e ação carrega o compromisso com o baixo carbono e a circularidade.
A Casa Brasil funcionará de 5 a 21 de novembro, com abertura oficial no dia 5 e abertura ao público de forma gratuíta a partir do dia 6, na Praça Waldemar Henrique, em frente às Docas de Belém.
Durante os 15 dias de atividades, que incluem os 11 dias oficiais da COP30 (de 10 a 21 de novembro), o espaço sediará uma programação intensa e diversa, com painéis temáticos, plenárias, ativações culturais e exposições, em parceria com instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil.
Fonte: https://lets.4.events/casa-brasil-C24862E7