A logo combina elementos tipográficos (texto) com o símbolo gráfico "peixe-folha" estilizado, criando uma identidade visual que traduz a participação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no evento COP30, que será sediado em Belém.
O conjunto transmite a seriedade institucional (pela escolha da tipografia), identidade amazônica (através do símbolo do "peixe-folha" em verde) e valores culturais (com a presença do grafismo).
A TIPOGRAFIA
O texto “Ufra na COP 30” aparece em uma fonte serifa, de traços elegantes e bem definidos, transmitindo tradição, conhecimento e autoridade acadêmica, remetendo à ideia de integração da universidade em um evento global.
O SÍMBOLO "peixe-folha", elemento já conhecido da logo oficial da Ufra, representa a natureza e a sustentabilidade, temas centrais da COP e temas que muito se discutem na Ufra. Remete à Amazônia, território de atuação da Ufra, reforçando sua identidade regional e compromisso ambiental e sustentável com a sociedade.
O GRAFISMO
O contorno interno do "peixe-folha" incorpora um grafismo estilizado, reforça diversidade cultural e conhecimentos tradicionais da Amazônia, atua como ponte simbólica entre ciência (representada pela universidade) e saberes tradicionais (representados pelo grafismo).
A logo “Ufra na COP30” equilibra tradição acadêmica e identidade amazônica.
O conjunto traduz a missão da universidade na COP30: integrar ciência, cultura e natureza em prol do futuro do planeta.