A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio da Portaria nº 1642/2025– Reitoria, do dia 04 de setembro de 2025, instituiu o Comitê Institucional da COP 30 – UFRA, com a finalidade de planejar, coordenar, acompanhar e avaliar as ações da Universidade relacionadas à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), evento mundial que ocorrerá em novembro de 2025, no estado do Pará. A participação da Ufra nas ações, eventos e atividades científicas, acadêmicas e institucionais relacionadas à COP 30 é essencial para articular e coordenar esforços nos debates acadêmicos e científicos e proposições voltados ao desenvolvimento sustentável e à Amazônia.
O Comitê da Ufra na COP 30 é composto pelos seguintes docentes da Instituição:
- Profa. Dra. Gracialda Costa Ferreira (Campus Belém) – Presidente
Doutora em Botânica Tropical pelo Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Escola Nacional de Botânica Tropical (2009). Professora na Ufra do Campus Belém. Atualmente, diretora do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Ufra (2024 - atual). É membro da Rede Mulher Florestal, do Fórum Florestal da Amazônia, do Diálogos Florestais, do Comitê Estadual de Bioeconomia, do Comitê Estadual e do Grupo de Trabalho de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN), da Comissão Estadual de Florestas (COMEF), do Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF), do Centro de Referência em Manejo de Açaí do Marajó (Manejaí), do Grupo de Pesquisa e Extensão da Aliança pela Restauração na Amazônia, foi diretora (2013-2018) do Consorcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega e atualmente é membro do Comitê Científico do BRC, foi Diretora Social e Cultura da Associação dos Profissionais de Engenharia Florestal (APEF) no período de 2020-2022. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal na Amazônia, com ênfase em Manejo Florestal e Recuperação de Áreas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Dendrologia Tropical, Inventários florestais, recuperação e/ou restauração de áreas degradadas, fenologia florestal, modelagem ambiental, anatomia da madeira. É ribeirinha de Abaetetuba (Vila de Beja) e mãe da Flor.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4250668524181387
- Profa. Dra. Dioclea Almeida Seabra Silva (Campus Capanema) – Membro
Doutora em Ciências Agrárias - UFRA (2014). Professora da Ufra, Campus Capanema. Atualmente está cursando quatro especializações e dois mestrados na área de Educação para formação de professores do ensino superior, e além disso é tutora da Empresa Júnior do Curso de Engenharia Ambiental (CONANBER) e tutora de intercâmbio Brasil/Portugal. É Professor Adjunto C1 - DE 40 H. É Coodenadora da CPA do Campus de Capanema e Membro da CTES do Curso de Licenciatura em Biologia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8554224619653187
- Prof. Dr. Divino Silvério (Campus Capitão Poço) – Membro
Doutor em ecologia. É professor adjunto na Ufra campus Capitão Poço. Desenvolve pesquisas que buscam entender como as mudanças no uso da terra afetam a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e o clima. Docente nos programas de Pós-graduação de Ecologia e Conservação (UNEMAT), Ciências Florestais (Ufra) e Ecologia (UFPA). Também é membro do Science Panel for the Amazon (SPA) e atua principalmente em temas relacionados às mudanças do uso da terra, ecologia do fogo, balanço hidrológico, mudanças climáticas e fenologia de plantas lenhosas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5057754364981781
- Prof. Dr. Jannaylton Everton Oliveira Santos (Tomé-açu) – Membro
Doutor em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos e Ambientais) no Programa de Pós-Graduação no departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. Professor da Ufra, ministrando disciplinas voltadas a geotecnologia e desenvolvendo pesquisas em agricultura de precisão, irrigação de precisão, topografia, sensoriamento remoto, Geoprocessamento e agrometeorologia. Possui. Foi representante dos alunos da Pós-Graduação em Agronomia (Irrigação e Drenagem) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015/2016), sendo um dos membros do conselho da Coordenação do Programa de PPG - Irrigação e Drenagem. Membro do Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada (GESAI), Grupo de Estudos e Pesquisas Agrárias Georreferenciadas (GEPAG) e do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados (SensorGEO).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3504708513340386
- Prof. Dr. Marcus de Barros Braga (Campus Paragominas) – Membro
Doutor em genética e biologia molecular com ênfase em bioinformática. É especialista em aplicação de métodos de inteligência computacional (machine learning e deep learning) a dados relacionados a saúde e agronegócio, com aplicação de métodos de visão computacional, séries temporais e grandes modelos de linguagem. É professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Paragominas (PA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (UFRA). É líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Pesquisas em Computação Aplicada" (CNPq/UFRA). Também coordena o Projeto Sistema Inteligente para Promoção de Desenvolvimento Infantil na Amazônia Paraense (SDIA/UFRA), que tem como objetivo desenvolver um sistema, a partir do uso de inteligência artificial que ajude a identificar crianças com déficits de desenvolvimento, dentre outros projetos em IA e Bioinfo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3949343776644469
- Profa. Dra. Vania Neu (Campus Belém) – Membro
Doutora em Ecologia aplicada. É professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e docente nos programas de pós-graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais (PPGAqRAT/Ufra); programa de pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (Ufpa) e programa de Pós-Graduação em Tecnologia Social em Saneamento, Saúde e Ambiente na Amazônia (IFPA). É membro do Comitê científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA). Atua na área de ecologia de ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, mudanças climáticas, sistemas sustentáveis, conservação, tecnologias sociais junto às comunidades tradicionais. Desde 2011 trabalha com o desenvolvimento de tecnologias sociais certificadas que garantem água potável e saneamento para comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas na Amazônia. Entre essas tecnologias estão o sistema de captação de água da chuva; as fossas ecológicas e o banheiro seco ribeirinho, todas tecnologias que podem ser replicadas ao redor do mundo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3604856885451502
- Profa. Dra. Ana Paula Salgado (Campus Belém) – Membro
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2018), com doutorado sanduíche (bolsa CAPES) na Universidade Aberta da Catalunha. Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem, Psicolinguística Experimental, Linguística Aplicada e Avaliação da Aprendizagem. É membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística (UFC); Laboratório de Investigação em Aquisição e Processamento da Linguagem - LABILIN (Ufra); Grupo de Estudos em Linguística e Formação Docente - GELFOR (Ufra). Foi coordenadora da Comissão de Psicolinguística e Neurolinguística da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN, Biênio 2022/2024, e vice-coordenadora no Biênio 2020/2022. É professora da Ufra, Campus Belém, no Curso de Letras/Língua Portuguesa.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1098297712684662
- Prof. Dr. Raylon Pereira Maciel (campus Parauapebas) – Membro
Doutor em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins (2014) onde desenvolveu pesquisas sobre utilização de subprodutos agroindustriais para alimentação de ruminantes e aproveitamento de machos leiteiros para a produção de carne. Fez doutorado Sanduíche no Departamento de Ciência Animal - University of Florida (2013). Foi bolsista PNPD no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (2014). Atualmente é professor Adjunto IV da Ufra, na área de Forragicultura e Produção de Ruminantes e Coordenador local do Programa de Pós-graduação Integrado em Zootecnia nos Trópicos (UFNT/Ufra), Campus Parauapebas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3045852740706216
- Profa. Dra. Nicelma Josenila Costa de Brito (Campus Belém) – Membro
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Ufra e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA UFPA) e do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM UFRA). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Integra a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas/ANPEd (2024-2026). Integra a rede de pesquisa internacional do segundo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (2024-atual) (CAPES), envolvendo a Georgia State University, Florida International University e Xavier University of Louisiana (EUA). Coordenadora do Projeto Afrocientista - 5 Edição (2023-2024). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Educação não Escolar, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4700018914880466
- Prof. Dr. Adriano Marlisom Leao de Sousa (Campus Belém) – Membro
Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IPH (2010). É Professor Associado IV da Ufra e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, e membro (autor colaborador) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Foi Corregedor Seccional UFRA/CRG/CGU (2020 - 2021). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Sensoriamento Remoto e Recursos Hídricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Amazônicos, Meteorologia nos Trópicos, agrometeorologia, Hidrologia, Sensoriamento Remoto e Wavelets séries temporais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4371199443425884