Proen realiza programação sobre a COP 30 no Campus Belém

Proen realiza programação sobre a COP 30 no Campus Belém


A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realiza no dia 10 de novembro de 2025, no Campus Belém, localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, nº 2501, Bairro Terra Firme, Belém/PA uma ampla programação voltada para as temáticas da COP 30. Ao longo do dia serão debatidos temas como Florestas, Oceanos e Biodiversidade, Agricultura e Sistemas Alimentares, Desenvolvimento Humano e Social, e Questões Transversais. Não perca essa oportunidade a participe! Confira abaixo da programação completa.

 

PROGRAMAÇÃO
(Dia 10/11/2025 - Manhã e Tarde)


MANHÃ – Início às 9h, Auditório do pavilhão de salas de aula da UFRA
Boas vindas e acolhimento - equipe da PROEN (mesa de credenciamento e café da manhã) – 30 minutos.

MESA DE ABERTURA: Janae Gonçalves (Reitora da UFRA) / César Tenório (Pró-Reitor de Ensino) / Gracialda Ferreira (Assessora da UFRA na COP 30) / Raimunda Monteiro (Secretária especial da COP 30) – 30 minutos.


DEBATE 1 – Sinergia com eixos temáticos da COP 30: Florestas, Oceanos e Biodiversidade / Agricultura e Sistemas Alimentares / Desenvolvimento Humano e Social / Questões Transversais.

Objetivo: Promover um debate qualificado de nível científico sobre o ensino-aprendizagem da comunidade de educadores e pesquisadores brasileiros, voltados para questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia e do mundo, capaz de apontar os caminhos para o enfrentamento da emergência climática global.
PALESTRA: “O conhecimento científico como pilar de transformação da sociedade, para um meio ambiente equilibrado, com justiça climática, avanços econômicos e dignidade humana” – 30 minutos.
Palestrante: Prof. Dr. Danilo Araújo Fernandes – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA)

RODA DE CONVERSA (debatedores) - 60 minutos.
Profa. Dra. Gracialda Costa Ferreira – Diretora do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFRA)
Prof. Dr. Luis Mauro Santos Silva – Diretor do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA)
Dra. Anna Luíza Ilkiu-Borges Benkendorff – Pesquisadora Titular do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Moderador: Prof. Dr. Romier da Paixão Sousa – Instituto Federal do Pará (IFPA/campus Castanhal) MICROFONE ABERTO: Falas da plenária e interações com o palestrante e debatedores - 30 minutos.

 

Intervalo para Almoço no RU da UFRA

 

TARDE – Início às 14h, Auditório do pavilhão de salas de aula da UFRA
Exposição de fotos (Nay Jinknss) e Mística dos Povos e Comunidades Tradicionais – 30 minutos


DEBATE 2 – Sinergia com eixos temáticos da COP 30: Florestas, Oceanos e Biodiversidade / Agricultura e Sistemas Alimentares / Desenvolvimento Humano e Social / Questões Transversais.

Objetivo: Promover um ciclo de diálogo, debate e manifestações sobre medicinas indígenas, fortalecendo a articulação entre universidade, povos indígenas e políticas de ensino e saúde, com foco no fortalecimento dos sistemas de conhecimentos próprios indígenas, como sistemas legítimos de cuidado e ciência.
PALESTRA: “Programa Nacional de Medicinas Indígenas: valorização, discussão e fomento das medicinas
indígenas no contexto do ensino, pesquisa e extensão no Brasil” - 30 minutos.
Palestrante: André Fernando Baniwa - Professor e liderança indígena do povo Baniwa, Alto Rio Negro/AM

RODA DE CONVERSA (debatedores) - 60 minutos.
João Paulo Tukano – Pesquisador indígena brasileiro, pertencente ao povo Tukano do Alto Rio Negro/AM, Professor Visitante no INPA reconhecido pelo seu trabalho sobre medicina e epistemologia indígena.
Putira Sacuena - Intelectual, pesquisadora e ativista indígena brasileira, pertencente ao povo Baré e Baniwa. É Diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena da SESAI.
Cintia Guajajara - Especialista das medicinas indígenas, principal liderança indígena feminina, educadora, pesquisadora e ativista pertencente ao povo Guajajara, do Maranhão.

Moderador: Dr. Herbert Tadeu de Matos Júnior (Medicinas Indígenas/COAPRO/DAPSI/SESAI).

MICROFONE ABERTO: Falas da plenária e interações com o palestrante e debatedores – 30 minutos.


DEBATE 3 – Sinergia com eixos temáticos da COP 30: Florestas, Oceanos e Biodiversidade / Agricultura e Sistemas Alimentares / Desenvolvimento Humano e Social / Questões Transversais.

Objetivo: Discutir o ensino e as políticas públicas na perspectiva da sociedade civil e a luz de uma formação comunitária e familiar, associada ao desenvolvimento socioambiental e econômico dos povos da floresta.

PALESTRA: “Educação inclusiva e políticas ambientais voltadas para os povos e as comunidades tradicionais
na Amazônia brasileira: a voz da sociedade civil organizada” - 30 minutos.
Palestrante: MsC. Manuel Almeida Amaral Neto – Coordenador Executivo do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Secretaria Executiva do Observatório do Manejo Florestal Comunitário (OMFC).
RODA DE CONVERSA (debatedores) - 60 minutos.
MsC. José Ivanildo Gama Brilhante - Diretor do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) MsC. Marco Aurélio Watanabe Lentini – Diretor Executivo do Instituto Floresta Tropical (IFT) Edineide Barbosa Araújo - Secretária Geral do STTR-Breves e Membro do Observatório do MFCF

Moderador: Prof. Dr. César Augusto Tenório de Lima – Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PROEN/UFRA).

MICROFONE ABERTO: Falas da plenária e interações com o palestrante e debatedores - 30 minutos.


Encerramento com Manifestações Educacionais, Culturais e Artísticas

Notícias

Redes Sociais