O Programa Nacional de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 (Profor-EXT) está com uma extensa programação durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).
Desde sua criação, o Profor-EXT tem como propósito formar jovens extensionistas, fortalecer a agricultura familiar e conectar o conhecimento acadêmico aos saberes dos territórios. O programa atua em assentamentos da reforma agrária e comunidades indígenas e quilombolas, desenvolvendo metodologias participativas que valorizam a agroecologia, a sustentabilidade e o protagonismo social.
O programa é coordenado regionalmente na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) pela professora Ruth Almeida e nacionalmente pela professora Graciella Corcioli, da Escola de Agronomia daUniversidade Federal de Goiás (EA/UFG).
São cinco atividades oficiais ao longo da conferência, com eventos no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará(INEAF/UFPA), na AgriZone e na Blue Zone.
A participação iniciou no dia 12 de novembro, no INEAF/UFPA, com a oficina “Metodologia participativa das ações realizadas nos territórios atendidos pela equipe INEAF/UFPA Profor-EXT — Programa de Formação de ATER em Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030”, na Sala MAFDS (Sala 15) do prédio do PPGAA, com q atividade realizada pelo Coordenador Regional do Profor-EXT da UFPA, o professor Daniel Palma Perez Braga.
A atividade destacou as experiências desenvolvidas no âmbito do projeto no estado do Pará, reunindo professores, estudantes, técnicos e agricultores para discutir práticas metodologias participativas aplicadas em comunidades rurais, reforçando a importância da educação do campo e da ATER pública como instrumentos de transformação social eambiental.
Já na Agrizone, espaço descentralizado e liderado pela Embrapa, a programação começa no dia 15 de novembro, às 10h, no Auditório A3, com o painel “Juventude, ATER eCompromisso com o Futuro — Balanço dos resultados do 1º ciclo e lançamento do 2º”, que marcará o lançamento oficial da nova marca Pro-SEMEIA.
O painel será conduzido pela professora Graciella Corcioli e contará com a participação do presidente do INCRA, César Aldrighi; do presidente da CONAB, Edegar Pretto; do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER/SAF), Marenilson Batista; da Coordenadora Regional do Profor-EXT UFRA, professora Ruth Helena Cristo Almeida; da Agente Local de Formação da UFRA, Daniele da Fonseca Lopes e do agricultor, atendido pelo projeto e liderança do PA Olho d’Água II(Moju/PA), Marcos Sousa de Moura.
O painel vai abordar os resultados do primeiro ciclo do Profor-EXT, as experiências formativas desenvolvidas nos territórios, e os desafios e perspectivas para o novo ciclo do Pro-SEMEIA, destacando o papel da juventude, da agroecologia e da extensão rural no fortalecimento da agricultura familiar e na construção de um Brasil mais sustentável e justo.
Das 14h30 às 16h30, ainda na Agrizone, no Espaço da Sociobiodiversidade, será realizado o Cooking Show, atividade interativa que conectará gastronomia, sociobiodiversidade e políticas públicas. A ação contará com a presença de Antônio Wilson e José Ubiratan, ambos do INCRA, e da professora Graciella Corcioli. Em um ambiente de cozinha tradicional, os participantes irão dialogar sobre a importância da valorização dos produtos da sociobiodiversidade amazônica, como açaí, cupuaçu e castanha, e sobre como as políticas públicas de ATER e comercialização fortalecem esses produtos e as comunidades que os produzem. Durante o evento, serão apresentados exemplos práticos de apoio institucional e técnico que contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociobiodiversidade e o fortalecimento da economia local.
No dia 17 de novembro, às 13h30, o programa retorna à Arena da AgriZone com o painel “Contribuições, oportunidades e desafios para o enfrentamento da emergência climática”, mediado pela professora Graciella Corcioli. A mesa contará com a presença do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marenilson Batista da Silva, e da diretora de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica, Vivian Libório, e discutirá como a assistência técnica, a inovação e a agroecologia podem contribuir para enfrentar os efeitos da crise climática e promover práticas agrícolas sustentáveis e resilientes.
E para encerrar a participação, no dia 18 de novembro, o projeto estará na Blue Zone, representando o reconhecimento internacional do trabalho que une ciência, formação e agroecologia como respostas concretas à crise climática. O momento contará com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que falará sobre o projeto ao lado da professora Graciella Corcioli. O programa dividirá o espaço com o Instituto Escolhas, organização socioambiental dedicada à produção de dados e evidências que orientam políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
Sobre o Profor-EXT e a transição para Pro-SEMEIA
O Programa Nacional de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 (Profor-EXT) é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo a Fundação RTVE como proponente. O programa, em sua primeira etapa, contou com a participação de 16 Instituições de Ensino Superior, distribuídas em 11 estados brasileiros, que juntas formaram 17 equipes regionais.
Na primeira etapa, o programa atendeu cerca de 97 assentamentos e 6.900 famílias em todas as regiões do país, promovendo ações de formação, assistência técnica e fortalecimento de cadeias produtivas locais. Esses resultados consolidaram o Profor-EXT como uma experiência nacional de grande impacto social e ambiental.
Com a maturidade conquistada nesta primeira etapa, o Profor-EXT inicia uma nova fase e passa a se chamar Pro-SEMEIA. A mudança simboliza continuidade e renovação, o mesmo propósito, com novas cores, novos significados e um nome que traduz o que o programa se tornou: um espaço de formação, diálogo e transformação, onde diferentes saberes se encontram para cultivar novos horizontes. Dessa forma, o Pro-SEMEIA mantém a missão deformar jovens extensionistas, fortalecer a agroecologia, reduzir desigualdades sociais e promover o desenvolvimento sustentável do meio rural.
Na segunda etapa, o programa se expande ainda mais, alcançando mais de 7 mil famílias em todo o Brasil. Além disso, agora o programa passa a contar com 19 Instituições de Ensino Superior em 13 unidades da federação, sendo elas: IF Baiano, IFMG, IFPB, IFRS, IFSP, UFDPar, UTFPR, UFMS, UNESP, UFSCar, UFS, Unicamp, UFF, UFG, UFPA, UFRA, UFRPE, UFRGS e ESALQ/USP, que juntas compõem 21 equipes regionais.
Programação na Cop 30
12 de novembro | 9h | INEAF/UFPA – Sala MAFDS (Sala 15, PPGAA)
Oficina
Tema: “Metodologia participativa das ações realizadas nos territórios atendidos pela equipe INEAF/UFPA PROFOR-EXT”Participação: Prof. Daniel Palma Perez Braga — Coordenador Regional do Profor-EXT UFPA
15 de novembro | 10h às 11h15 | AgriZone – Auditório A3
Painel
Tema: Juventude, ATER e Compromisso com o Futuro — Balanço do 1º ciclo e lançamento oficial da nova marca, Pro-SEMEIA
Participações:
Profa. Graciella Corcioli — Coordenadora Nacional do Pro-SEMEIA
César Aldrighi — Presidente do INCRA
Edegar Pretto — Presidente da CONAB
Marenilson Batista — Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER/SAF)
Profa. Ruth Helena Cristo Almeida — Coordenadora Regional do Profor-EXT/UFRA
Daniele da Fonseca Lopes — Agente Local de Formação (ALF) da Coordenação Regional da UFRA
Marcos Sousa de Moura — Agricultor do PA Olho d’Água II (Moju/PA)
15 de novembro | 14h30 às 16h30 | AgriZone – Espaço da Sociobiodiversidade
Cooking Show
Objetivo: Atividade interativa que conecta gastronomia, biodiversidade e políticas públicas.
Participações:
Profa. Graciella Corcioli — Coordenadora Nacional do Pro-SEMEIA
Antônio Wilson — INCRA
José Ubiratan — INCRA
17 de novembro | 13h30 às 13h55 | AgriZone – Arena
Painel
Tema: “Contribuições, oportunidades e desafios para o enfrentamento da emergência climática”
Participação:
Profa. Graciella Corcioli — Coordenadora Nacional do Pro-SEMEIA
Marenilson Batista da Silva — Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER/SAF)
Vivian Libório — Diretora de Inovação para a Produção Familiar e Transição
Agroecológica
18 de novembro | 17h às 18h |Blue Zone – Pavilhão de Alimentos e Agricultura
Debate Internacional
Tema: “Unindo a Academia e as Comunidades Rurais: Capacitando Jovens Extensionistas para uma Agricultura Climaticamente Inteligente no Brasil”
Participações:
Paulo Teixeira — Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Profa. Graciella Corcioli — Coordenadora Nacional do Pro-SEMEIA Instituto Escolhas — Organização parceira em sustentabilidade
*Com informações do projeto