Especialistas, lideranças indígenas, profissionais do setor ambiental e a sociedade civil discutem nessa quarta-feira (10) propostas voltadas ao futuro sustentável da Amazônia. As atividades fazem parte da 4ª edição do Green Meet, que esse ano traz como tema "COP30 – Amazônia em Diálogo com o Planeta"
A programação ocorre das 17h às 22h na Estação das Docas, em Belém e conta com a participação de duas pesquisadoras da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) entre os palestrantes.
A professora Gracialda Ferreira, presidente do Comitê da Ufra na Cop-30, estará presente no 2º Painel – Vozes da Floresta, que inicia às 18h30. Junto a lideranças de povos e populações tradicionais da Amazônia, a professora vai falar ao público sobre como é ser uma mulher ribeirinha que hoje atua falando em um centro de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico.
Já a partir das 20h30 a professora Lina Bufalino, diretora de pós-graduação da universidade, estará compondo o 3º Painel – Justiça, Inovação e Financiamento Climático. A pesquisadora, que reúne anos de experiência em estudos de biomassa e bioenergia, vai conversar com o público sobre inovação no uso de recursos naturais que agregam valor à floresta e potencializam o uso sustentável dos recursos naturais.
Nos outros espaços do evento, a UFRA estará presente com três grupos de alunos: Laboratório de Taxonomia de Árvores, com a exposição Árvores da Amazônia; Laboratório de Sementes Florestais, com exposição de frutos e sementes de espécies da Amazônia; e o Programa de Educação Tutorial em Solos, com exposição sobre uso dos solos amazônicos.
A 4ª edição do Green Meet, é promovida pela Green Forest e pela Amazon Connection Carbon (ACC).