Evento no Dia da Amazônia dá início à participação da Ufra na COP 30

São 74 anos de atuação no Norte do país. É com essa experiência de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico que a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) vai contribuir para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), evento que ocorre em novembro na capital paraense. No próximo dia 05 de setembro, data em que se celebra o Dia da Amazônia, a Ufra realiza o evento “UFRA na COP-30: gerando conhecimento para uma Amazônia sustentável”. O encontro marca o início das atividades da instituição relacionadas à conferência e será realizado das 8h às 18h, pela manhã no auditório do Pavilhão de Salas de Aula e à tarde no auditório da Biblioteca Central.

A programação reúne o lançamento da logo institucional da universidade para a COP; roda de conversa com representantes de instituições de pesquisa na Amazônia; exibição de filmes produzidos pela Ecofalante e por grupos de alunos da universidade (PET e outros); e consolidação de informações de ações da UFRA a partir de grupos de trabalho envolvendo as pró-reitorias de ensino, pesquisa e extensão. A transmissão do evento também ocorrerá ao vivo pelo YouTube da universidade.

Na área externa do Pavilhão de Salas de aula também será possível conhecer de perto as tecnologias sociais adaptadas para mudanças climáticas, um trabalho desenvolvido e coordenado pela professora Vania Neu. 

Segundo a professora Gracialda Ferreira, presidente do Comitê institucional da Ufra na Cop-30, as universidades tem um papel estratégico no enfrentamento da crise climática, apresentando soluções e inovações.

“Vamos nos juntar a outras instituições de ensino, pesquisa, governo, movimentos sociais e a sociedade civil, fortalecendo o debate e a ação coletiva. As universidades atuam como pontes entre saberes tradicionais e científicos, capacitam a juventude e a sociedade para a ação, garantindo que as vozes e realidades amazônicas sejam ouvidas e as melhores soluções sustentáveis sejam adotadas”, diz.
Criada em 1951, a Ufra tem tradição em desenvolver projetos e estudos sobre energias renováveis; agricultura sustentável, conservação da Amazônia e adaptação às mudanças climáticas, todos temas chave da conferência. “São estudos que podem trazer grandes contribuições em escala mundial. Com a realização da COP-30 na Amazônia, a UFRA tem a oportunidade de destacar os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta e promover um debate que priorize a realidade e as soluções da região. É uma oportunidade para a universidade fortalecer seu protagonismo na região amazônica, no Brasil e nas negociações climáticas globais, oferecendo espaço de articulação para conectar diferentes atores, como sociedade civil, empresas e poder público na busca por um futuro mais justo e sustentável”, diz Gracialda Ferreira.

O objetivo é que as ações da instituição relacionadas à conferência ocorram antes, durante e após a COP 30. 

Confira a Programação:
8h30 - 9h00 - acolhimento/recepção
9h00 - abertura
9h30 - lançamento da logomarca UFRA na COP 30
10h00 - Roda de conversa: "O papel das universidades e da ciência na realização da COP 30 na Amazônia”. Palestrantes: Raimunda Monteiro (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da presidência da república); Maria Rosa Travassos (Embrapa Amazônia Oriental); Ana Prudente (Museu Paraense Emílio Goeldi); Vanessa Monteiro (jornalista Ascom UFRA)
12h - Intervalo para o almoço
13h-14h: Sessão de filmes sobre o Dia da Amazônia. Filmes: Mensageiras da Amazônia (17 min) e Floresta - Um Jardim Que a Gente Cultiva (49 min) - Organização Ecofalante Programa Universidades, Grupos PET Florestal, PET Agronomia, PET Solos, Caipora
14h - Trabalho em Grupos “participação e a contribuição da UFRA na realização da COP-30”
PROEN - Integração de saberes e diálogos multidisciplinares na formação de profissionais pela UFRA
PROPED - Contribuições da UFRA com ciência e inovação tecnológica para o combate às mudanças climáticas e como ela ampliar sua liderança com pesquisas e inovação em soluções climáticas
PROEX - Contribuição da UFRA com ações de extensão universitária para o combate às mudanças climáticas que facilite o diálogo entre a academia, os tomadores de decisão e os movimentos sociais para construir soluções conjuntas
17h - Plenária de encerramento com apresentação dos resultados dos trabalhos em grupos pelas pró-reitorias com transmissão e participação dos campi
18h - Encerramento

Texto: Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom Ufra

Notícias

Redes Sociais