Ufra inicia oficialmente participação na COP-30

Há poucos meses para o início da 30ª Conferência da Partes (COP-30) no Brasil, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) inicia oficialmente a participação na conferência. Nos dias 19 e 20 de agosto a UFRA se integrou às instituições de ciência e tecnologia amazônicas presentes no “Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da Cop-30”, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável junto às ICT, conhecido como "Conselhão". O encontro foi realizado em Manaus (AM) e teve a participação da reitora pró-tempore da Ufra, professora Janae Gonçalves, acompanhada das professoras Gracialda Ferreira, presidente do comitê da Ufra na Cop-30, e professora Ana Paula Salgado, assessora internacional e interinstitucional.

Durante o evento, foi entregue uma carta da comunidade científica e tecnológica da Amazônia ao Embaixador da COP-30, André Corrêa do Lago. O documento traz soluções para a Agenda de Ação do mutirão global contra a Mudança do Clima 2025-2035. "A contribuição da UFRA incluiu a inserção de suas ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao enfrentamento às alterações climáticas e a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, com geração de renda e garantia de bem viver a povos e populaçoes da Amazônia", explica a professora Gracialda Ferreira.

“Um evento da magnitude da COP, sendo realizada na Amazônia, e especificamente em Belém, é a maior oportunidade que a Ufra pode ter para se inserir nos debates de forma planetária. Dessa forma, é essencial que a universidade esteja ativa nos debates e nas preparações da COP 30, diante das grandes contribuições socioambientais que promove há 74 anos”, disse a reitora pró-tempore da universidade, professora Janae Gonçalves.

Comitê

Desde o dia 12 de agosto a Ufra passou a contar com um comitê especializado, formado por oito pesquisadores da instituição, que juntos vão planejar, coordenar, acompanhar e avaliar as ações da Universidade relacionadas à conferência. O comitê é formado por: professora Dra.Gracialda Costa Ferreira (presidente); Profa. Dra. Dioclea Almeida Seabra Silva (Campus Capanema);  Prof. Dr. Divino Silverio (Campus Capitão Poço); Prof. Dr. Jannaylton Everton Oliveira Santos (Campus Tomé-Açu); Prof. Dr. Marcus de Barros Braga (Campus Paragominas) - Profa.Dra. Vania Neu (Campus Belém);  Profa. Dra. Ana Paula Salgado (Campus Belém) - Prof. Dr. Raylon Pereira Maciel (campus Parauapebas). 

A professora Gracialda Ferreira explica que a Ufra tem grande alinhamento com as áreas temáticas debatidas durante a conferencia, fruto das suas ações ao longo dos seus 74 anos de atuação na Amazônia. “O papel da UFRA, neste cenário, é essencial. Isso permitirá nossa inserção na discussão de grandes temas ambientais. Com a comissão, vamos poder dar início à construção de um plano de ação onde as atividades pré, durante e pós-COP serão discutidas de forma multicampi e interdisciplinar, procurando incluir todas as iniciativas que a UFRA desenvolve e que vão ao encontro dos temas importantes em discussão de forma planetária”, explica Gracialda Ferreira. 

Texto: Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom Ufra. 

Notícias

Redes Sociais